sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Educação Jovens e Adultos

         A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino[1] nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é freqüente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância). No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.
        No Brasil, o campo consolidou-se com influência das idéias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.
O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394.[2] de 20 de Dezembro de 1996). É um dos segmentos da Educação Básica que recebem repasse de verbas do Fundeb.
      Criado em 1993, o programa de ALFABETIZÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ,originou-se da necessidade de atuar na área de Educação de Jovens e Adultos. Têm como propopsta alfabetizá-los, sempre com o envolvimento e a parceria ativa de setores organizados das comunidades a serem atendidas.

O PROJETO EJA abrange dois subprojetos:
A- Projeto de Alfabetização EJA de inclusão
B- Projeto de Acompanhamento Pedagógico ás práticas de Educadores populares EJA

CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO
A Alfabetização é conceituada numa perspectiva de letramento para utilização em práticas sociais da leitura e da escrita. A proposta é tornar os alunos alfabetizados e letrados, envolvidos na prátrica de ler e escrever.

OBJETIVOS
O EJA  dentro da propósta de inclusão têm como objetivo primordial trabalhar a formação político pedagógica e cidadã de seu público-alvo, estimulando a prática da reflexão crítica.

METAS
O EJA têm como meta alfabetização básica dos alunos em onze meses; resgatalhes a auto-estima e confiança, respeitando e valorizando seus saberes e vivências durante o processo de ensino-aprendizagem e, apartir destes novos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário